Acaba de chegar ao mercado uma nova leva de publicações de moda que vão incrementar a biblioteca de pesquisadores, estudantes, fashionistas e interessados no universo da moda.
O livro da pesquisadora de moda Mariana Chistina, faz uma análise das relações entre moda e literatura brasileira do século XIX. A publicação ganhou lançamento em duas capitais: no rio de Janeiro aconteceu no último dia 16/08 com sucesso total de crítica. O próximo lançamento será na terra onde a escritora está baseada: Belo Horizonte.
Ainda na safra de escritores mineiros, a pesquisadora Geaneti Tavares lançou, a menos de um mês atrás, outro livro que analisa moda na obra de Machado de Assis, também com ótima crítica da mídia especializada. Vale dizer que tanto a Geanetti quando a Mariana são docentes do Centro Universitário UNA, faculdade de moda que vem ganhando destaque naquele Estado.
Esta publicação é uma tradição do original da historiadora Joan DeJean, que discute como os franceses se tornaram árbitros do estilo no mundo.Uma das chaves para entender o savoir-faire dos franceses na moda e em outras áreas de estilo.
Originalmente publicado pela psicanalista francesa Pascale Navarri em 2008, somente agora, em 2010, a obra ganha versão brasileira com tradução de Gian Bruno Grosso. O livro apresenta abordagem psicanalítica da moda com conceitos e análises frescas e interessantes.
Depois de algum atraso também chega ao Brasil outra publicação esperada pelo mercado: a obra do filósofo fashionista da atualidade, Lars Svendesen. O pensador fez sucesso ao palestrar no Pense Moda... evento paulistado em que criticou a crítica de moda e fez com que os jornalistas especializados nesta área começassem a dar maior atenção as redes de fast-fashion.
Porém, o tem-que-ter absoluto é o primeiro livro completo de História da Moda no Brasil. Gilda Chataignier, lenda viva do jornalismo de moda e professora acadêmica, entra para história com este lançamento. Corra para comprar a primeira edição porque ela já é uma raridade.
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