quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

POR QUE CURSAR MODA & ESTILISMO NA FAIP?



A indústria da moda envolve muito mais que produção e comercialização de roupas e acessórios. Ela envolve toda a mídia de massa, agências de propaganda, agências de modelos, consultorias empresariais e especializadas.
O mercado de trabalho atual está cada dia mais exigente, mais veloz, mais especializado, ao mesmo tempo com uma visão mais abrangente do mundo. Ao analisarmos as dificuldades dos setores da indústria identificamos que há boas oportunidades de trabalho em confecções, fiações, malharias, tecelagens, indústrias de aviamentos e acessórios, empresas de varejo (lojas de departamento, magazines, hipermercados, redes de lojas de pequeno e médio porte, franquias), empresas de assessoria e consultoria de moda, empresas de produção artística e publicitária, importadoras e exportadoras do ramo têxtil, imprensa especializada, indústrias químicas, feiras e salões de moda. No entanto, existe uma carência de formação específica para este profissional.
Para se obter sucesso nos negócios da moda é necessário, hoje, atualização e profissionalização. Essa formação desejável só é possível se pensarmos a estrutura curricular como um todo, onde se dispõem disciplinas teórico-reflexivas, práticas e de apoio técnico-instrumental.

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE MODA DA FAIP

Profissional com sólida fundamentação técnico-metodológica que permita ao mesmo fazer uma leitura crítica das diversas tendências que interpretam a evolução e o gosto da sociedade;
Ser capaz de prática criativa, original e dinâmica, para captar as preferências da sociedade e compreendê-las buscando soluções adequadas para superar as dificuldades do mercado de moda;
Capacidade crítica aguçada para perceber o novo, para desenvolver o trabalho produtivo (prática técnica), o trabalho de investigação (prática teórica) e o trabalho de organização e transformação social (prática social) influindo significativamente no meio onde atua.

ALGUNS DOS TEMAS ESTUDADOS NO CURSO DE MODA DA FAIP

Relação do indivíduo e a roupa como forma de expressão.

Moda como instrumento de identidade.

 Visão geral das áreas funcionais da organização; ambiente organizacional; estrutura organizacional; divisão e especialização do trabalho; análise da empresa sob visão sistêmica; funções da empresa: produção, finanças, marketing, recursos humanos.

O consumidor e a empresa : oferta, preço, mercadorias, produção e custos. Introdução à Macroeconomia: os agregados macroeconômicos, medição, contas nacionais, moedas, inflação, distribuição de renda e teoria do desenvolvimento econômico.

Estudo das estruturas elementares da produção de moda; plano de trabalho; composição da equipe; escolha de material; noções de composição e combinação de peças; estudo de cenário para produção de moda; uso da câmara de vídeo e fotográfica.

O empreendedor. A busca de oportunidades de negócios. A seleção das melhores possibilidades. Planejamento do novo negócio. Franquia. Marketing para a pequena empresa. Pessoal, instalações e material. Cronograma e lançamento.

O mix de marketing. Ambiente de marketing. Comportamento do consumidor. Plano de marketing. Sistemas de informação de marketing. Mercados: mensuração, segmentação, diferenciação e posicionamento. Ciclo de vida do produto. Gerenciamento de preços. Estratégias de comunicação em marketing. Administração de canais de distribuição.

Noções de relações públicas; organização de exposições, feiras, desfiles, convenções e seminários; elaboração de projetos para eventos de moda.

Conceito de vestuário; estudo do vestuário da pré-história até o século XXI.

A moda enquanto um fenômeno social: estrutura econômica e estrutura de valores. O indivíduo e a moda: expressividade, conformismo e diferenciação. Internacionalização da economia, mundialização da cultura e diferenciação social: o lugar da moda.

  A Primeira Grande Guerra; os anos 20 e 30; a grande depressão; anos 40; o cinema; a Segunda Grande Guerra; anos 50, 60 e 70; a roupa unissex; movimento hippie; os anos 80; movimentos punk, dark e grunge; anos 90; os alternativos; os novos criadores.

Movimentos para adoção de moda. Difusão da moda. Liderança de opinião em moda.

Moda como forma de comunicação: o consumo de símbolos. Comunicação como forma de transferência de significados. Marketing cultural e comunicação dirigida. Estratégia de promoção e comunicação.

Moda no Brasil. História. Comportamento. Influenciadores. O estilo brasileiro. Estilistas e griffes brasileiras.









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