quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rio-À-Porter movimenta mercado da Moda


Salão de Negócios integrado ao Fashion Rio acontece entre os dias 10 e 13 de janeiro (segunda a quinta-feira), com agenda própria de desfiles e presença de comprador da Selfridges.


Compradores nacionais e internacionais vão invadir o Cais do Porto entre os dias 10 e 13 de janeiro (segunda a quinta-feira), durante a 17ª edição do Rio-À-Porter , salão de Negócios de Moda e Design integrado ao Fashion Rio.
Com 169 expositores, número proporcional à edição passada de Inverno, o salão ocupará os armazéns 5 e 6 do Píer Mauá -em uma área de 8.150 metros quadrados. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de representantes no evento, com 71%. Destes, 36% são de cidades do interior. Minas Gerais é o segundo estado mais representado no salão, com 13%. Eles são seguidos por São Paulo, com 6%; Brasília, Amazonas, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Paraíba.


Já entre os compradores nacionais convidados, será da região Sudeste o maior número de representantes. São Paulo e interior, Minas Gerais e Espírito Santo representam 40% do grupo. São seguidos por Pernambuco (6%), Goiás e Paraná (5%), Ceará (4%), Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, entre outros. Também passarão pelo Rio-à-Porter compradores internacionais, vindos de países corno Espanha, Itália, Inglaterra, Grécia, Holanda, Portugal, Chile, Venezuela, Irlanda, Angola, Nova Zelândia e Estados Unidos. A Selfridges, famosa loja de departamento de luxo de Londres, estará presente pela primeira vez no salão para conhecer as iniciativas em Moda Sustentável.


O salão também ganhou novos expositores: Ellus 2nd Floor, Reserva, Reserva Mini, Balasarae, Ágatha, Biôt, Bianca Marques, Juliana Ariza e a grife americana Ed Hardy, que veste personalidades como Madonna e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.


Uma novidade do salão de negócios é a criação do Comité de Grifes. O grupo é formado pelas marcas que participam do evento, aprofundando o processo de consolidação e desenvolvimento da Moda e estabelecendo uma nova dinâmica de relações para o Rio-À-Porter . Uma das ideias propostas pelo Comité é o Clube VIP, um programa de fidelização que oferecerá benefícios diferenciados aos compradores e que passará a valer já nesta edição.


O Rio-À-Porter é produzido pelo Grupo Luminosidade em parceria corn a Francal Feiras, o Sistema Firjan - através do projeto SENAI Moda,coordenado por Crístíane Aives, o Sebrae e a ABIT e APEX por meio do Programa Texbrasil.
Agenda de desfiles e palestras - Outra da novidade desta edição do Rio-À-Porter é a criação de uma agenda própria de desfiles. Dez marcas mostrarão suas coleções de Inverno para compradores, convidados e jornalistas em um espaço que incentivará o público a vivenciar outras experiências como gastronomia, música e design.


São elas: Ellus 2nd Floor, My Philosophy, Basthianna, Armadillo, Ed Hardy, a mineira Reffinata, o Grupo Natural Cotton Color, Juliana Ariza, Balasarae e Bianca Marques. Os desfiles terão direção de Ruy Furtado e a trilha sonora ficará por conta da Rádio Ibiza. O saião também terá palestras exclusivas do SENAI Moda , dia 11/01, às 10h e do site internacional de tendências WGSN, dia 12/01, às 10h.
Encontro Especial -Duas personalidades da moda abrem o último dia de palestras - Costanza Pascolato e Gloria Kalil - num delicioso e descontraído encontro, dia 13/01, às 15h. O bate papo será mediado pelo diretor Alberto Renault.

Centro Cultural Cartola - O Centro Cultural Cartola terá, pela primeira vez, um estande próprio dentro do Rio-À-Porter . Eles fecharam parceria com a marca ECulture para a criação de uma coleção de camisetas com o tema 'Eu Amo Ser Carioca'. A ideia nasceu de um projeto de capacitação desenvolvido com 40 jovens da comunidade da Mangueira. São mais de 100 estampas que fazem referência a símbolos da cultura carioca, como o próprio Cartola, a figura do sambista, do malandro e o futebol.


Moda sustentável - Esta será uma das grandes apostas dos expositores nesta edição. A grife mineira Raiz da Terra, por exemplo, vai lançar no evento uma linha de sapatênis feita com borracha extraída da Amazônia e bio denim. O projeto levou um ano para ser desenvolvido e custou mais de R$ l milhão. A marca também lançará urna calça jeans que, além de ser ecologicamente correta, promete proteger contra raios UV e hidratar a pele.
O Pólo de São Gonçalo também vai investir na Moda ecologicamente correta. As marcas estão reaproveitando materiais em suas peças e montarão o estande com materiais reciclados. Já o grupo Natural Cotton Color trabalha com algodão colorido naturalmente. A semente, desenvolvida pela Embrapa, já nasce com cor e não necessita de tingimento químico, o que representa uma economia de 70% de água. 


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